Formação Psicanalítica

Conheça o nosso espaço:

A Sociedade Paulista de Psicanálise, na formação de seus alunos, segue o legado de Freud, baseado no tripé: formação teórica e técnica, análise pessoal e supervisão de pacientes.

Informações sobre o Curso:

Descrição

O Curso Livre de Formação em Psicanálise tem como objetivo formar psicanalistas capacitados para a realização de atendimento terapêutico psicanalítico. Ao longo da formação, os alunos desenvolvem um conhecimento sólido e adquirem experiência prática por meio de atendimentos supervisionados e o estudo contínuo dos principais fundamentos da Psicanálise.

Preceitos

“O preparo para a atividade analítica de modo algum é fácil e simples. O trabalho é árduo, grande a responsabilidade. Mas qualquer um que tenha passado por um curso de instrução dessa natureza, que tenha sido analisado, que tenha dominado o que pode ser ensinado em nossos dias sobre a psicologia do inconsciente, que esteja familiarizado com a ciência da vida sexual, que tenha aprendido a delicada técnica da psicanálise, a arte da interpretação, de combater resistências e de lidar com a transferência – qualquer um que tenha realizado tudo isso não é mais um leigo no campo da psicanálise.” – Sigmund Freud.

Seguindo o tripé fundamental para a formação de analistas (formação teoria e técnica, análise didática e supervisão), a Sociedade Paulista de Psicanálise entende que é necessário que cada aluno inicie a sua própria análise pessoal psicanalítica juntamente com o Curso, pois partimos do seguinte: para ser capaz de analisar um paciente, o aluno deve ser analisado, pois uma pessoa dificilmente conseguirá ajudar outra a lidar com seus medos e conflitos, se não tiver tido a formação adequada e ter passado por seu próprio processo terapêutico.  Citando Freud no artigo “A Questão da Análise Leiga” (1926): “Todo aquele que quiser praticar a análise em outras pessoas, deve se submeter ele próprio a uma análise”.

Freud nos ensina ainda que: “Quando realmente têm a experiência de que sua própria pessoa (e sua mente) é afetada pelos processos afirmados pela psicanálise, é que adquirem as convicções necessárias”.

Detalhes

  • Objetivo: Formação teórica e técnica em Psicanálise.
  • Público-alvo: Interessados no conhecimento psicanalítico, para atuar clinicamente ou como conhecimento pessoal/profissional.
  • Pré requisito: Formação superior em qualquer área.
  • Duração e estrutura: Aulas semanais, com duração de 3 horas.
  • Horário: 19 às 22h.
  • Duração do curso: 3 anos.
  • Início: Agosto de 2025.
  • Modelo híbrido: Aulas presenciais e simultaneamente transmitidas on-line

Estrutura do curso

O Curso tem duração total de 6 (seis) semestres e é estruturado em 2 (dois) módulos, o primeiro denominado “Teoria e Técnica Psicanalítica”, com duração de 4 (quatro) semestres, e o segundo denominado “Clínica Social”, com duração de 2 (dois) semestres, compreendendo: – Aulas teóricas; – Realização de trabalhos e provas; – Atendimento clínico baseado na “escuta psicanalítica”; – Supervisão dos atendimentos clínicos; – Elaboração de relatórios dos atendimentos clínicos; – Monografia   Os semestres são eliminatórios, sendo indispensável para o prosseguimento no Curso, que o aluno obtenha média mínima 7,0 (sete). Além da aprovação em todos os semestres do Módulo I – “Teoria e Técnica Psicanalítica” do Curso, é condição necessária e indispensável para seu ingresso no Módulo – “Clínica Social”, que o aluno passe por sessões de análise individual, com psicanalista reconhecido e aceito pela SPP, a seu exclusivo critério, totalizando pelo menos 80 (oitenta) sessões. A carga horária total teórica do Curso é de 310 (trezentas e dez) horas, dividas em 6 (seis) semestres, conforme eixos temáticos descritos na tabela abaixo:

SemestreEixo temáticoCarga Horária
MÓDULO I – Teoria e Técnica Psicanalítica
A Formação do Psiquismo66
Psicopatologia e Sexualidade66
Psicanalistas Contemporâneos66
Técnicas Psicanalíticas66
MÓDULO II – Clínica Social
Introdução ao Setting e Metodologia Cientifica23
Articulação da Teoria na Pratica23

Durante o Curso, o aluno deverá realizar trabalhos e provas, os quais serão avaliados visando verificar seu aproveitamento, o que comporá a média de cada semestre. Não será aceita a cópia, total ou parcial, de textos de terceiros, publicados ou divulgados por qualquer meio ou mídia, inclusive internet. Qualquer citação deverá estar devidamente destacada e acompanhada da fonte (autor, obra e data e local de publicação).   Clínica Social (5º e 6º semestres) A SPP mantém um projeto social denominado “Clínica Social”, que tem por objeto, dentre outros, propiciar aos seus alunos(as) estágios supervisionados. Assim, como parte do processo de aprendizagem, durante os dois últimos semestres do Curso 5º (quinto) e 6º (sexto) semestres, a SPP encaminhará pacientes da Clínica Social para atendimento dos alunos, sob a supervisão e orientação de professor responsável. Somente poderão prestar atendimento na Clínica Social os(as) alunos(as) que estiverem devidamente aprovados nos primeiros 4 (quatro) semestres do Curso e que tenham completado pelo menos 80 (oitenta) horas de análise individual conduzidas por profissional reconhecido pela SPP. O aluno não fará jus a qualquer remuneração ou auxílio pecuniário pelo atendimento clínico, devendo ainda limitar-se ao método da “escuta psicanalítica” de pacientes. Os horários de atendimento dos pacientes serão agendados pela SPP, conforme disponibilidade do aluno e do paciente, e serão realizados nas dependências da SPP ou encaminhados para consultórios próximos.. O aluno deverá cumprir uma carga horária total de, no mínimo, 40 (quarenta) horas de atendimento clínico baseado na “escuta psicanalítica”.   Supervisão (5º e 6º semestres) A supervisão corresponde ao acompanhamento e orientação em sala de aula, pelo professor-supervisor, dos atendimentos clínicos realizados na Clínica Social pelos alunos do Curso. Somente poderão participar da Supervisão os(as) alunos(as) que já estiverem realizando Atendimento Clínico baseado na “Escuta Psicanalítica”.   Monografia (5º e 6º semestres)  A elaboração da monografia terá início no 5º (quinto) semestre do Curso, devendo ser concluída até o final do 6º (sexto) semestre e terá o acompanhamento de um professor-orientador.   Não será aceita a cópia, total ou parcial, de textos de terceiros, publicados ou divulgados por qualquer meio ou mídia, inclusive internet. Qualquer citação deverá estar devidamente destacada e acompanhada da fonte (autor, obra e data e local de publicação). O aluno fará a apresentação da sua monografia para uma Banca formada por professores da SPP, em data agendada por esta. Haverá uma nota de avaliação final que, para fins de aprovação, deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete).

Carga horária

A carga horária total para conclusão do CURSO será de, no mínimo, 550 (quinhentas e cinquenta) horas, conforme tabela abaixo, podendo variar em razão da quantidade de horas dedicadas ao Atendimento Clínico, à Elaboração de Relatórios, à Análise Individual, bem como aos Trabalhos e Monografia realizados durante o Curso:

Aulas, atividades e tarefasCarga Horária (horas)
Aulas teóricas310 horas
Realização de trabalhosindeterminado
Atendimento clínico baseado na “escuta psicanalítica”40 horas (mínimo)
Supervisão dos atendimentos clínicos80 horas
Elaboração de relatórios dos atendimentos clínicosindeterminado
Monografiaindeterminado
Análise individual120 horas (mínimo)
TOTAL550 horas (mínimo)

Valores

  • Valor mensal: R$970,00. (Confirmar)
  • Valor com desconto: R$940,00. (Pagamentos efetuados até o 5º dia de cada mês)
    (Confirmar)

Faça sua Matricula:


    PresencialOnline

    Conheça nosso corpo docente:

    Prof. Dr. André Paulo Corrêa de Carvalho

    Psicanalista, Zoólogo e Etólogo.

    Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Especialização Lato Sensu em Ecologia, Mestrado em Zoologia pela UNESP, Doutorado em Psicologia Experimental pela USP. Ex-coordenador titular de graduação e especialização e diretor adjunto de Ciências da Saúde - UNINOVE. Professor de ensino superior desde 1992. Diretor do Centro de Estudos do Comportamento Humano e Animal – CEC e Coordenador do Grupo de Estudos Etológico Nikolaas Tinbergen – GEENITI. Diretor adjunto de Ciências da Saúde - UNINOVE. Professor de ensino superior desde 1992.

    Alessandra Ruivo Jacob

    Psicóloga e Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae.

    Mestranda do programa de Educação Sexual da Unesp. Supervisora e coordenadora de grupos de estudos e seminários, e supervisora do coletivo EscutaCrusp.

    Felipe Secondo Perin

    Graduado em Comunicação Social.

    Psicanalista Clínico com Formação em Psicanálise pela Sociedade Paulista de Psicanálise. Mestre em Psicanálise pela Universidad John F. Kennedy de Buenos Aires - Argentina - com a tese sobre " O Narcisismo na Hipermodernidade".

    Fernando Savaglia

    Jornalista (MTB – 46219), Psicanalista e Pós-graduando em Psicologia Existencial Humanista.

    Colaborador de sites e inúmeras publicações dedicadas ao universo Psi e ao estudo das relações humanas, dentre elas, Psique e Sociologia. Ministra palestras sobre a crise de meia idade masculina e estuda com profundidade as diferenças e semelhanças na abordagem clínica das principais escolas de psicoterapias presentes no Brasil.

    Maria Letícia Munhoz

    Mestre e Doutora pelo Programa Multidisciplinar de Direitos Humanos da USP (bolsa FAPES). Psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise – SPP (2013) e consultora para políticas, jurídica e treinamento de pessoas na área de diversidade e antidiscriminação

    Formação em Educação em Direitos Humanos (Fundação Canadense de Direitos Humanos/Canadá (bolsa CIDA/ACDI)). Área de pesquisa: psicanálise e diversidade/discriminação racial e de gênero, psicologia da branquitude. Membro do GTACME/SEDES (Grupo de Trabalho A Cor do Mal Estar: psicanálise e racismo - da invisibilidade do trauma ao letramento).

    Roberto Tedesco

    Biólogo e Psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise.

    Especialista em Autismo. Professor Afiliado da Escola Paulista de Medicina – EPM – UNIFESP, Disciplina de Anatomia. Mestre em ciências morfológicos – Universidade Federal de São Paulo; PhD em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz – RJ e Pós-Doc – Universidade Denis Diderot – Paris – França. Pesquisador e Orientador do Instituo de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo – USP.

    Maria Patrícia Mendes Ribeiro

    Psicóloga e Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi

    Prática clínica em atendimentos com adolescentes, adultos e casais; supervisora de psicólogos iniciantes na psicanálise, e professora em grupos de estudos focados nas obras de Melanie Klein e Wilfred Bion. Autora do livro História de uma Análise, publicado pela Editora Blucher.

    Elaine C. Siervo psicóloga

    Psicóloga (1990) e Psicanalista pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW-SP). Pós-graduada pela PUC-SP em Psicoterapia de Família e Casal.

    Atuação em CAPS-AD (Centro de Atendimento Psico-Social- Álcool e Drogas) por 5 anos. Colunista da revista PSIQUE durante o ano de 2019, escrevendo sobre relacionamentos. Coordenadora de grupos de estudos e supervisora clínica.

    Maria Ignês de Souza Rino

    Psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise (SPP).

    Terapeuta Ocupacional graduada pela Faculdade de Medicina USP, Especialista em Sexualidade humana pelo Instituto de Ensino, Pesquisa e Orientação em Saúde (IEPOS) – Hospital Pérola Byington.

    Vera Lucia Müller Ando

    Ministra palestras sobre "A maternagem para o doente de Alzheimer".

    Bacharel em Letras com ênfase em Tradução e Intérprete-Inglês e Psicanalista. Membro docente e Coordenadora do "Fórum de Debates" da Sociedade Paulista de Psicanálise (SPP).

    Taís R Carvalho Pinto

    Bióloga, Psicóloga e Psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise (SPP). Sócia-fundadora da SPP (1995), coordenadora e professora desde 1997.

    Formação em Medicina Funcional Integrativa pela Academia Brasileira de Medicina Funcional Integrativa. Cursando Especialização em Psicologia Tomista no Instituto de Psicologia Tomista.

    Ivan Falsetti

    Médico Psiquiatra pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria

    Médico Psiquiatra pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Patologista Clínico pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, Mestre em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Especialista em Psicopatologia Fenomenológica Estrutural pela Santa Casa de São Paulo. Formação em Psicanálise pelo Instituto Contemporâneo de Psicanálise e Contemporaneidade (CIPT) - Porto Alegre (RS). Responsável técnico do Laboratório Santa Cruz (Mogi Guaçu).

    Rodrigo Barbosa

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Anhembi Morumbi (2013); Mestre em ciência pela Universidade Federal de São Paulo (2016) e Doutor em ciência pela Universidade de São Paulo (2020).

    Professor Integral da Disciplina de Anatomia Descritiva e Topográfica na Faculdade Santa Marcelina. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Anatomia, da International Society for Matrix Biology e da American Society for Matrix Biology.

    Cláudio Mendonça Braga

    Advogado e Psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise (SPP). Doutor e Mestre em Direito do Estado (USP)

    Médico Psiquiatra pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Patologista Clínico pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, Mestre em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Especialista em Psicopatologia Fenomenológica Estrutural pela Santa Casa de São Paulo. Formação em Psicanálise pelo Instituto Contemporâneo de Psicanálise e Contemporaneidade (CIPT) - Porto Alegre (RS). Responsável técnico do Laboratório Santa Cruz (Mogi Guaçu).

    Dúvidas frequentes:

    O curso tem duração de 3 anos, contando com aulas semanais de duração de 3 horas.

    As aulas são semanais, porém o curso se estende ao longo de 6 semestres de ensino, supervisão, atendimentos individuais e prática de atendimento clínico (no 6o semestre).

    Formação superior em qualquer área. A matrícula deve ser feita por meio do preenchimento do formulário disponível em (Curso de Formação em Psicanálise – Informações – Matrícula)

    São 30 anos de experiência em cursos, palestras, workshops e atendimento clínico, com uma equipe qualificada de profissionais associados.

    Nossas redes:

    Fale Conosco